sábado, 31 de março de 2012

Edição do dia 30/03/2012
31/03/2012 00h41 - Atualizado em 31/03/2012 01h00  - Jornal da Globo

Disco Clube da Esquina faz 40 anos

Um dos discos mais importantes da Música Popular Brasileira nasceu de um grupo de músicos bem sucedidos, e que tinham quase vergonha de dizer que gostavam também de rock. O Clube da Esquina está comemorando 40 anos e marca o feliz encontro de jovens compositores e músicos dedicados a Milton Nascimento e com o rock dos Beatles.

De uma turma de amigos, que se encontrava numa esquina de Belo Horizonte para tocar violão e jogar conversa fora, nasceu um dos discos mais importantes da música brasileira. O Clube da Esquina está comemorando 40 anos e marca o encontro de Milton Nascimento com jovens compositores e letristas mineiros que adoravam MPB, mas também eram loucos pelos Beatles.

Num tempo de radicalização política, quem fazia MPB era considerado traidor se gostasse de rock. Milton já era um nome consagrado desde o sucesso de "Travessia", mas gostava do rock melodioso dos Beatles. No seu disco de 1970, com sua banda elétrica 'Som Imaginário', já mostrava o caminho da esquina.
Lô Borges tinha 17 anos quando fez para ‘Lennon e McCartney’ e 19 anos quando gravou clássicos do Clube da Esquina como ‘Nuvem Cigana’, ‘Tudo que você podia ser’ e ‘Paisagem na janela’.

Com letras amorosas, existenciais e políticas de Márcio Borges, Fernando Brant e Ronaldo Bastos, Lô criou as canções que Milton cantou com arranjos Wagner Tiso e a guitarra de Toninho Horta.
Em parceria com Ronaldo Bastos, mineiro de Niterói, Milton compôs para o Clube da Esquina algumas de suas melhores músicas, como ‘Cais’, a festiva ‘Cravo e Canela’ e o futuro clássico ‘Nada será como antes’.

Em contraste com o também histórico ‘Acabou Chorare’ dos Novos Baianos, com o encontro entre o rock pesado, o samba e o choro, o Clube da Esquina tem a introspecção montanhesa dos mineiros, com melodias elaboradas, harmonias complexas e letras densas e engajadas.

São dois grandes disco que se complementam e marcam a integração da música brasileira com o rock internacional. Várias canções do Clube da Esquina se tornaram são clássicos da MPB e continuam sendo tocadas nos shows, nos barzinhos e nas salas de concerto.

Milton Nascimento é uma estrela internacional, todos os seus integrantes se tornaram grandes compositores e letristas, e o rock mineiro virou um gênero popular dentro da música brasileira.





"Coisas que o vento vem as vezes me lembrar
Coisas que ficaram muito tempo por dizer
Na canção do vento não se cansam de voar"


A escuridão ofusca o que não ouso ver. Momentos nem sempre fáceis costumam retornar, brincando com meus pensamentos e sentimentos. Cutucando-os com vara curta. Nem sempre é fácil enfrentar o que nos atinge minutos antes do sono chegar para acalentar. Noites são levemente mais difíceis quando os dias não favorecem, mas como tudo na vida, podem ser fáceis quando vistas de outra maneira. Noite estrel...ada e fria. Me traz um vagalume que proporciona luz (que se apresenta de tantas formas.) Ele dança em frente a minha varanda, em frente ao quintal da minha alma. Enquanto observo seus gestos delicados, quase esqueço que é noite, quase esqueço de meus problemas, quase esqueço... O que salva à noite são as estrelas. E o luar. E o vagalume que sempre dança na minha janela.

[Noemyr Gonçalves]


sexta-feira, 16 de março de 2012


"Eu queria te contar que não dói mais. Só que agora não importa tanto o que você vai pensar sobre isso. Queria que você soubesse que já vi nossos filmes milhares de vezes e nem chorei. Ok, chorei. mas pelo filme, e não por você. Queria que você soubesse que tirei a poeira das nossas músicas, e que as ouço quase todos os dias. Porque elas me faziam mais falta do que você fez. Os nossos lugares não são mais nossos. Eu já voltei lá com outras pessoas, e escrevi lá outras histórias, eu estou aprendendo a tocar violão. E a primeira música que toquei foi aquela música que era uma espécie de hino pra nós dois. Ela é tão linda... e sim, ela continua sendo muito nossa e lembrando demais você. Mas ainda sim, não dói. Você não pergunta essas coisas, mas sei que gostaria de saber. Porque te conheço. E isso não mudou. Do mesmo jeito que adivinhei as coisas ruins que você aprontaria, eu sei as coisas boas que ficaram aí em você e te fazem lembrar de mim. Porque a vida segue. Mas o que foi bonito fica com toda a força. Mesmo que a gente tente apagar com outras coisas bonitas ou leves, certos momentos nem o tempo apaga. E a gente lembra. E já não dói mais. mas dá saudade. Uma saudade que faz os olhos brilharem por alguns segundos e um sorriso escapar volta e meia, quando a cabeça insiste em trazer a tona, o que o coração vive tentando deixar pra trás. Confesso que me dá uma saudade irracional de você. E tenho vontade de voltar atrás, de ligar, de te dizer mil coisas, e cair em suas mãos, sem me importar com nada, simplesmente te entregar meu coração. Mas não, renuncio, me controlo e digo para mim mesmo que não é assim, que não pode ser, que você se foi e não volta."

 CAIO F. ABREU

quarta-feira, 7 de março de 2012

''Eu sonhei que estava exatamente aqui, olhando pra você
Olhando pra você exatamente aqui
'cê não sabe mais eu tava exatamente aqui, olhando pra você
'cê não sabe mais eu tava exatamente aqui
Pronto para despertar
Prestes mesmo de explodir
Parto para não voltar
Pranto para estancar
Muito para acordar
Tonto de tanto te ver
Perto mesmo de explodir
Prestes a saber porque
Por que o sol se vai?
Por que um raio cai?
Se a nuvem vem também
Por que você não vem?'' (Marcelo Jeneci)

sábado, 3 de março de 2012



“Ninguém entra num mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas, que já serão outras. O fluxo eterno das coisas é a própria essência do mundo.” - Heráclito de Éfeso (Filósofo Grego séc. V a.C).