sábado, 31 de março de 2012

Edição do dia 30/03/2012
31/03/2012 00h41 - Atualizado em 31/03/2012 01h00  - Jornal da Globo

Disco Clube da Esquina faz 40 anos

Um dos discos mais importantes da Música Popular Brasileira nasceu de um grupo de músicos bem sucedidos, e que tinham quase vergonha de dizer que gostavam também de rock. O Clube da Esquina está comemorando 40 anos e marca o feliz encontro de jovens compositores e músicos dedicados a Milton Nascimento e com o rock dos Beatles.

De uma turma de amigos, que se encontrava numa esquina de Belo Horizonte para tocar violão e jogar conversa fora, nasceu um dos discos mais importantes da música brasileira. O Clube da Esquina está comemorando 40 anos e marca o encontro de Milton Nascimento com jovens compositores e letristas mineiros que adoravam MPB, mas também eram loucos pelos Beatles.

Num tempo de radicalização política, quem fazia MPB era considerado traidor se gostasse de rock. Milton já era um nome consagrado desde o sucesso de "Travessia", mas gostava do rock melodioso dos Beatles. No seu disco de 1970, com sua banda elétrica 'Som Imaginário', já mostrava o caminho da esquina.
Lô Borges tinha 17 anos quando fez para ‘Lennon e McCartney’ e 19 anos quando gravou clássicos do Clube da Esquina como ‘Nuvem Cigana’, ‘Tudo que você podia ser’ e ‘Paisagem na janela’.

Com letras amorosas, existenciais e políticas de Márcio Borges, Fernando Brant e Ronaldo Bastos, Lô criou as canções que Milton cantou com arranjos Wagner Tiso e a guitarra de Toninho Horta.
Em parceria com Ronaldo Bastos, mineiro de Niterói, Milton compôs para o Clube da Esquina algumas de suas melhores músicas, como ‘Cais’, a festiva ‘Cravo e Canela’ e o futuro clássico ‘Nada será como antes’.

Em contraste com o também histórico ‘Acabou Chorare’ dos Novos Baianos, com o encontro entre o rock pesado, o samba e o choro, o Clube da Esquina tem a introspecção montanhesa dos mineiros, com melodias elaboradas, harmonias complexas e letras densas e engajadas.

São dois grandes disco que se complementam e marcam a integração da música brasileira com o rock internacional. Várias canções do Clube da Esquina se tornaram são clássicos da MPB e continuam sendo tocadas nos shows, nos barzinhos e nas salas de concerto.

Milton Nascimento é uma estrela internacional, todos os seus integrantes se tornaram grandes compositores e letristas, e o rock mineiro virou um gênero popular dentro da música brasileira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário